a partir de terça-feira

Jantares, almoços e cavalgadas estão liberados na Semana Farroupilha

Arianne Lima e Gabriela Perufo

A Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) publicou, nesta segunda-feira, um novo decreto que flexibiliza algumas regras e protocolos em Santa Maria e nos municípios da região. As regras começam a valer a partir desta terça-feira. Outra previsão do decreto é liberar os Festejos Farroupilhas com algumas limitações: as pistas de danças ficam proibidas, somente é liberada apresentação artística de grupos de dança nos palcos. Os almoços e jantares nos CTGs estão permitidos (veja os detalhes abaixo). 

Força-tarefa encerra eventos clandestinos que reuniam mais de 600 pessoas

BARES E RESTAURANTES
Entre as mudanças, está o horário de funcionamento de bares e restaurantes, que vão poder ficar abertos até 1h. Os clientes podem entrar nos lugares até 23h. Antes, os clientes poderiam ingressar no estabelecimento até 22h, e os locais tinham de encerrar o atendimento até meia-noite. O mesmo segmento também tem outra mudança: o horário de música ao vivo, que agora pode ser tocada entre 11h e meia-noite. Antes, era até 23h.

Os bares e restaurantes das cidades da região da AM Centro são obrigados a manter a ventilação cruzada (porta e/ou janelas abertas). A obrigatoriedade foi retirada pelo governo estadual, mas é regra no decreto da região.

A decisão foi recebida com entusiamo pelo proprietário do Dom Zé Bar, Ricardo Tourrucco, 42 anos. Desde que a música ao vivo voltou a ser permitida em estabelecimentos santa-marienses no inicio de julho, o local tem trabalho com aproximadamente 30% da capacidade total, que seria de 177 pessoas. Para Tourrucco, cada avanço nesta situação é uma chance de quitar as dividas resultantes do período sem atividades. 

-Depois de um ano e meio sem poder trabalhar, cada minuto a mais é uma oportunidade de gerar mais renda. Porque, com as contas que ficaram para trás, está difícil. Estamos na espera de que volte a normalidade, nem que seja o tempo de trabalho. Porque, além de ser reduzida a capacidade, foi reduzido o tempo. Então, no minimo, esperamos poder cumprir com o horário que está no alvará - afirma.

Ainda de acordo com o empresário, apesar da expansão passar a valer a partir desta terça-feira, data em que o bar promoverá o show cantor sertanejo Robson Souza, o horário da apresentação deve seguir o mesmo.

-Vamos manter o horário e depois, estipular se irão tocar até o meia-noite ou se deixaremos som mecânico. Até para as pessoas se adaptarem, porque elas já se adaptaram a chegar mais cedo - comenta ele, enfatizando que a apresentação deve ocorrer das 21h às 23h como o divulgado anteriormente.

SEMANA FARROUPILHA

Fica liberada a organização de Festejos Farroupilhas, seguindo regras sanitárias. As apresentações artísticas em palcos dos CTGs, assim como servir almoços e jantares estão liberadas, com as mesmas regras de bares e restaurantes. Entretanto, o uso da pista de dança fica proibido. As cavalgadas entre o local de distribuição de Chama Crioula e o local de destino estão liberadas, respeitando protocolos de distanciamento. Os tiros de laço estão autorizados, porém, sem presença de público. 

Para o presidente do conselho administrativo da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, Eduardo Canto, 53, com o novo decreto, surge a oportunidade de recomeçar.

-Os CTGs que vivem de eventos estão, em sua maioria, com problemas financeiros, tendo em vista a falta dessas atividades. Então, vemos essa decisão da AM Centro como cautelosa, porém necessária, porque veio em boa hora. Veio para que possamos fazer algum evento mesmo com as limitações - comenta Canto, ressaltando que a entidade pretende promover jantares e rodeios este mês. 

Apesar das liberações, a AM Centro não recomenda a realização dos desfiles comemorativos de 7 e 20  de setembro, principalmente em função da variante Delta e da dificuldade em não aglomerar o público por dificuldades de fiscalização na maioria dos municípios. 

A história da menina que vendeu pão de mel para fazer cirurgia no coração

O QUE PERMANECE 
As atividades físicas em academias, clubes, centros de treinamento, quadras, piscinas e similares seguem permitidas até 23h. Os rodeios também continuam permitidos, desde que durem, no máximo, dois dias e com até 300 participantes. Os organizadores de eventos devem informar ao departamento de fiscalização do município onde ocorre o rodeio, com pelo menos 24h de antecedência, o nome do responsável e número de contato. A relação de inscritos deve ser entregue para a vigilância em saúde da cidade os inscritos com três dias de antecedência.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria Sem Fome já soma 6,1 toneladas de alimentos

PLURAL: os textos de Atílio Alencar e Paulo Antônio Lauda Próximo

PLURAL: os textos de Atílio Alencar e Paulo Antônio Lauda

Geral